Graduação em Engenharia de alimentos
Grau: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Implantação: 2014/1
Turno: Manhã e tarde
Periodicidade: Semestral
Vagas: 25 por semestre
Duração: 5 anos (10 períodos)
Formas de ingresso: Via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), transferência interna, externa ou reingresso. Clique nos links para acessar os editais dos processos seletivos.
COORDENADOR: Allan Fonseca da Silva
Suplente: Diana Clara Nunes de Lima
Projeto pedagógico: Link
Fluxograma do curso:
Vídeo sobre o curso de Engenharia de Alimentos
Áreas de atuação:
Armazenamento e transporte
Estabelecer parâmetros de armazenamento e transporte, visando à garantia de qualidade do produto acabado.
Automação de processos
Planejar e implantar linhas automatizadas de produção.
Consultoria
Prestar assessoria a empresas da área alimentícia no desenvolvimento de produtos, layout de equipamentos e de plantas de produção e implementar sistemas de controle da qualidade.
Controle de qualidade
Organizar métodos e sistemas de controle e garantia de qualidade das matérias-primas e dos produtos processados nas indústrias alimentícias, coordenar análises laboratoriais.
Pesquisa e desenvolvimento
Criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. pesquisar matérias-primas, embalagens e tecnologias de produção.
Planejamento e projetos agroindustriais
Planejar e implantar instalações industriais alimentícias e dimensionamento de equipamentos. Avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.
Produção
Desenvolver e aprimorar processos de produção, fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris. planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.
Tratamento de resíduos
Definir métodos de descarte, reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente e visando à sustentabilidade.
Vendas técnicas e marketing
Desenvolver aplicações visando à comercialização de matérias-primas, ingredientes, insumos e equipamentos para a indústria alimentícia.